Respostas
O que é meiose? A meiose é um divisão celular cujo objetivo é a formação de quatro gametas, reduzindo à metade a quantidade de cromossomos da espécie.
O que é mitose? A meiose é diferente da mitose, uma vez que a mitose é uma divisão celular que origina duas células somáticas idênticas e com número igual de cromossomos.
O processo de meiose se dá através de duas etapas da divisão celular, chamadas de meiose 1 e meiose 2. Na meiose 1, chamada de etapa reducional, a quantidade de cromossomos cai pela metade, já na meiose 2, etapa equacional, a quantidade de cromossomos se mantém a mesma.
As fases da meiose 1 são:
Prófase 1: possui cinco subfases, sendo elas:
- Leptóteno: os cromossomos começam a se condensar;
- Zigóteno: cromossomos homólogos se tornam próximos;
- Paquíteno: ocorre o crossing-over, isto é, há uma troca de genes entre os cromossomos;
- Diplóteno: os cromossomos se separam;
- Diacinese: a carioteca some e os cromossomos se separam totalmente.
Metáfase 1: a membrana se desfaz e os cromossomos homólogos se alinham no plano equatorial.
Anáfase 1: os cromossomos homólogos se separam e vão para os polos opostos, mas os centrômeros não se separam.
Telófase 1: os cromossomos se desespiralam e a carioteca é rearranjada, seguido, então, da divisão do citoplasma, formando duas células diploides.
Logo em seguida ocorre a meiose 2. As fases da meiose 2 são:
Prófase 2: cromossomos se condensam, a carioteca some e as fibras do fuso são formadas.
Metáfase 2: os cromossomos são separados em duas cromátides unidas pelo centrômero e se afixam ao fuso. Mas o que é uma cromátide? Aqui vale ressaltar que um cromossomo possui, visualmente, dois bastões que são unidos pelo centro. Esses filamentos de DNA unidos pelo centrômero são as chamadas cromátides-irmãs.
Anáfase 2: os cromossomos homólogos se separam e vão para os polos opostos.
Telófase 2: o núcleo da célula é formado, os cromossomos se descondensam. O citoplasma é dividido e são formadas quatro células-filhas haploides com metade do número de cromossomos de uma célula somática.