Sobre alfabetização e letramento, é CORRETO afirmar: Escolha uma: a. Alfabetizar e letrar têm o mesmo significado, pois ambas as práticas ensinam a ler e a escrever. b. A estrutura educacional brasileira tem formado mais ledores que leitores. c. O processo de aprendizagem de leitura e escrita na escola não tem finalidade de preparar o sujeito para a realidade na qual se insere. d. Letrar é uma tarefa exclusiva dos professores de Língua Portuguesa. e. Quando uma criança é alfabetizada, isto é, aprende a ler e a escrever, é automaticamente letrada.
Respostas
A é falsa, alfabetizar é ensinar a ler e escrever, letrar é também ensinar a interpretar o texto.
B é verdadeira, de modo que há, ainda, alto grau de analfabetismo funcional - pessoas que sabem ler, mas não interpretar o texto.
C é falsa, o objetivo expresso da formação escolar é formar o sujeito para a realidade na qual se insere, se o faz ou não, contudo, é outra questão.
D é falsa, educadores comunitários e pedagogos também o fazem.
E é falsa, a criança só é letrada quando interpreta.
Resposta:
C. O sucesso da aprendizagem depende da decisão, vontade e interesse de cada criança, de sua agência, e tem gerado perspectivas que valorizam a escuta da criança como ponto de partida da educação.
Explicação:
O letramento é prática social de aquisição de significados da linguagem verbal e não verbal e contempla um sistema linguístico que contém regras, estruturas e significações construídas em contextos situados. A aprendizagem do letramento pode ser vista como processo interno e autoguiado pela criança, o que implica entender as etapas de ensino e aprendizagem pelo foco do aprendiz. O sucesso da aprendizagem depende da decisão, vontade e interesse de cada criança, de sua agência, e tem gerado perspectivas que valorizam a escuta da criança como ponto de partida da educação. Programas educacionais que consideram as crianças como iguais não beneficiam o letramento e dificultam a visibilidade dos significados e a pronúncia de palavras. Cabe ao educador refletir sobre as diversas formas de letramento presentes nas diferentes crianças, já que a aprendizagem é individual.