Respostas
Bom, primeiro é importante conceituar o que é Ligação Iônica e o motivo pelo qual os átomos se ligam.
Os átomos se ligam em busca da estabilidade, essa estabilidade é atingida quando eles conseguem 8 elétrons na camada de valência (última camada).
No caso da Ligação Iônica, um dos átomos vai ceder elétrons, e o outro vai receber elétrons. Quando um átomo perde/cede elétrons ele se torna um íon positivo, isso porque ele passa a ter mais prótons (+) do que elétrons (-) (antes disso ele se encontrava neutro, ou seja, mesma quantidade de prótons e elétrons). Quando um átomo recebe elétrons, ele se torna um íon negativo, porque neste caso ele vai ter mais elétrons (-) do que prótons (+).
Famílias que tendem a perder/ceder elétrons:
1A- perde um elétron e forma um íon de carga +1
2A-perde dois elétrons e forma um íon de carga +2
3A-perde três elétrons e forma um íon de carga +3
Família 4A não entra em ligações iônicas
5A-ganha 3 elétrons e forma um íon de carga -3
6A-ganha 2 elétrons e forma um íon de carga -2
7A-ganha 1 elétron e forma um íon de carga -1
(Vale constar que se um átomo se encontra na família 1A é porque possui 1 elétron na camada de valência, se ele se encontra na família 5A é porque possui 5 elétrons na camada de valência, e assim por diante, por isso elementos da família 5A ganham 3 elétrons, ele possuia 5 e com mais 3 garantem sua estabilidade. É claro que possuem exceções e elementos que se estabilizam sem ser com 8 elétrons na camada de valência, como o Hidrogênio da família 1A, que se estabiliza com 2 elétrons.)
Enfim, vamos as respostas:
a) Na, K (Sódio e Potássio, respectivamente)
b) O, S (Oxigênio e Enxofre)
c) Mg, Ca (Magnésio e Cálcio)
d) F, Cl (Fluor e Cloro)
Espero que com isso as coisas fiquem mais claras.