Respostas
Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação.
O que são funções da linguagem?
As funções da linguagem são maneiras de usar a linguagem conforme o objetivo do emissor. Existem seis tipos, sendo elas: função conativa, emotiva, fática, função metalinguística, função poética e função referencial.
Vamos falar sobre algumas, acompanhe abaixo:
Função conativa ou apelativa
Recebe também o nome de apelativa, uma vez que o objetivo é chamar a atenção do leitor. Dessa forma, o foco agora é no receptor, a pessoa que vai receber a mensagem.
A função conativa pode ser vista nos discursos políticas, publicidade, propaganda. Resumindo: tudo que tem como função a persuasão do leitor.
Função emotiva ou expressiva
O objetivo dessa função que também é conhecida como expressiva é a transmissão das emoções e sentimentos do emissor que podem ser percebidas pelo discurso do próprio falante. Por isso é uma função que é escrita em primeira pessoa.
Essa função da linguagem pode ser acompanhada nos poemas, diários, cartas, dentre outros.
Função metalinguística
É usada por fazer referência a própria linguagem, ou seja, existe a explicação do código pelo próprio uso do código. Vamos para um exemplo para ficar mais fácil!
Os dicionários e as gramáticas que têm como função explicar a linguagem dentro do próprio código.
Função referencial ou denotativa
O objetivo é transmitir a informação para o receptor, fazer a referência de alguma coisa ou algo sem juízo de valor. Essa função é bastante encontrada em notícias de jornais, textos acadêmicos pois existe uma imparcialidade.
Essa função é escrita em terceira pessoa.
Estude também sobre linguagem e comunicação nesse link https://brainly.com.br/tarefa/19342568.
Abraços!