• Matéria: Português
  • Autor: mabapr28
  • Perguntado 7 anos atrás

Características, definição, e tipos de oração subordinada

Respostas

respondido por: makmorales
0

Sobre as características, definição e tipos de oração subordinada podemos caracterizá-las como orações que estão a exercer função sintática sobre outras, tanto a subordinar quando a depender de outras orações.

Orações subordinadas substantivas são as que realizam a função de substantivo, havendo desse tipo as seguintes:

  • Oração Subordinada Substantiva Subjetiva, que possui função de sujeito Ex: é possível que eu vá viajar.

  • Oração Subordinada Substantiva Predicativa, com a função de predicativo do sujeito. Ex: minha vontade era que me demonstrassem amor.

  • Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal, que possui a função de complemento nominal. Ex: há desejo de que me despeçam.

  • Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta tem função de objeto direto. Ex: nós queríamos que seu curso fosse melhor.

  • Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta possui função de objeto indireto. Ex: minha mãe insiste em que eu me case.

  • Oração Subordinada Substantiva Apositiva é aquela com a função de aposto. Ex: eu possuía um grande desejo: a chegada do dia da minha formatura.

Orações subordinadas adjetivas possuem a função de adjetivo.

A Oração Subordinada Adjetiva Explicativa destaca algum trecho do termo que a antecedeu. Ex: Carolina, que é uma excelente garota, deseja formar-se em administração.

Oração Subordinada Adjetiva Restritiva é aquela que faz a restrição do significado do termo que a antecedeu. Ex: as pessoas, que se julgam superiores, por vezes tropeçam no próprio ego.

Orações subordinadas adverbiais possui a função de advérbio.

Oração Subordinada Adverbial Proporcional denota uma perspectiva de proporcionalidade entre orações. Ex: quanto mais eu viajava, menos dinheiro eu possuía.

Oração Subordinada Adverbial Temporal mostra uma circunstância de tempo em relação ao fato da oração principal. Ex: quando vou para Paris, lembro-me da minha lua de mel.

Oração Subordinada Adverbial Final indica a finalidade. Ex: respiramos porque precisamos de ar.

Oração Subordinada Adverbial Consecutiva indica uma consequência decorrente da oração principal. Ex: já que tu não me queres, há quem queira.

Oração Subordinada Adverbial Conformativa mostra conformidade. Ex: fiz a prova segundo você me orientou.

Oração Subordinada Adverbial Condicional denota condição. Ex: se você me ajudar sairemos no sábado.

Oração Subordinada Adverbial Concessiva denota uma concessão entre as orações. Ex: alguns optaram pela cerveja, ainda que preferissem vodca.

Oração Subordinada Adverbial Comparativa cria uma relação comparativa entre a oração principal e a subordinada. Ex: eu era muito mais bonito que João.

Oração Subordinada Adverbial Causal denota alguma causa. Ex: se não fosse pela enfermidade, eu viajaria este mês.

Descubra o que é a famosa análise sintática:

https://brainly.com.br/tarefa/20558108

Anexos:
Perguntas similares