Respostas
O Imperador Diocleciano foi um dos imperadores de Roma e governou de 284 a 305 depois de Cristo.
Podemos nos perguntar o que é um Imperador e, de modo simples, era alguém que detinha o controle dos poderes políticos sobre uma vasta extensão territorial.
A vasta extensão, contudo, se apresentou um problema administrativo para o Império, que tentou, inicialmente, manter o controle centralizado o estabelecimento da Tetrarquia, que falhou, até que, no século IV, foi dividido em duas partes - Ocidental e Oriental -, por Teodósio, que ficou conhecido por ser quem dividiu o Império Romano.
Nascimento:
Nascido em meados do século III - sua data de nascimento é incerta, posto que não era de origem nobre, seu pai era um ex-escravo, e os registros de nascimento de pessoas de sua classe era pouco preciso, tendo morrido - também de causas incertas - em 311 ou 312, após o fim de seu serviço político por Roma.
Reformas:
Marcaram o seu governo uma série de reformas administrativas, entre elas o estabelecimento do Dominato, da Diarquia e da Tetrarquia - tentativas de, pela divisão do poder supremo entre alguns generais romanos, restabelecer a unidade interna, desincentivando a disputa por poder.
Além destas, estabeleceu reformas fiscais, mudando a forma como os impostos eram cobrados, e como as moedas eram cunhadas. Foi também ele o autor do Édito Máximo de 301 d.C., fixando um preço máximo para um tipo de produto, visando combater a inflação.[
Mais sobre a Queda do Império Romano em:
https://brainly.com.br/tarefa/4976