Respostas
um verbo é considerado transitivo quando necessita de complemento. Exemplo:emprestei
O que é verbo transitivo é uma dúvida frequente e o que você precisa saber é que a diferença entre o verbo transitivo e transitivo é de que transitivo é que seu sentido transita e é incompleto, havendo sempre o acompanhamento de um complemento: quem vai, vai a algum lugar, quem sente, sente algo.
Uma dica de ouro para descobrir se um verbo é transitivo é realizar uma pergunta sobre a frase. Ex: Carlos deu um presente para Márcia. “Carlos” é o sujeito, aquele que pratica a ação. Então pergunte-se: deu o que? Um carro para Márcia. Ou seja, existe um complemento, então é verbo transitivo.
Verbo transitivo e intransitivo possuem uma diferença: o verbo transitivo possui sentido incompleto e por isso precisa de um complemento. O verbo intransitivo possui sentido completo e não precisa de complemento para exprimir seu sentido.
Exemplos
Verbo transitivo e intransitivo na prática:
Verbo transitivo: a bicicleta pertence à Camila. “Pertence” é verbo transitivo, pois precisa do complemento “à Camila” para completar seu sentido.
Verbo intransitivo:
Ele morreu. “Ele” é o sujeito e “morreu” é verbo intransitivo, pois não precisa de complemento.
Verbo falar transitivo é quando o verbo apresenta um complemento, como no caso de “ele falou asneiras”, onde perguntamo-nos: o que ele falou? Falou besteiras, ou seja, temos um complemento, então o verbo é transitivo.
No caso de “ele não fala” o verbo falar é intransitivo, pois não precisa de complemento.
Aprenda a escrever um artigo de opinião:
https://brainly.com.br/tarefa/20558209