QUESTÃO 4
A História é um campo do conhecimento altamente dependente da produção documental. A chamada “Revolução Documental”, segundo o historiador Jacques Le Goff (1924-2014), consistiu na abertura da História a uma vasta gama de documentos possíveis: escritos, figurados, arqueológicos, orais, fotográficos, fílmicos, etc. (1995, p. 28). No entanto, essas aberturas documentais também impuseram novas problemáticas aos historiadores. Para não incorrer em julgamentos do passado e partidarismos metodológicos, foi necessário encontrar um equilíbrio entre aquilo que os documentos diziam e aquilo que os documentos pareciam dizer.
Refletindo sobre a relação do historiador e seus documentos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Todo conhecimento histórico é produzido sem necessidade dos arquivos.
Alternativa 2:
O cerne do conhecimento histórico está na documentação. No papel de narrador, o historiador é um mero reprodutor dos documentos oficiais.
Alternativa 3:
Apesar de ser mencionada na Antiguidade, a História só teve condições de falar sobre o passado no século XIX, com as revoluções documentais do Positivismo.
Alternativa 4:
Para o historiador, é melhor que os documentos sejam escassos. A escassez documental estimula a criatividade dos historiadores, e permite que eles escrevam e estudem mais sobre seus próprios saberes.
Alternativa 5:
A relação entre os historiadores e suas fontes documentais é extremamente delicada. Ao mesmo tempo em que o historiador tem poderes para legitimar narrativas históricas, ele também tem o dever de não converter o documento em um saber absoluto.
Respostas
respondido por:
4
III, IV e V. é a alternativa correta
respondido por:
0
Resposta:
a respopsta ta em cima de mim
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás