• Matéria: Ed. Física
  • Autor: lidalan37
  • Perguntado 7 anos atrás

Adjetivar e especificar as brincadeiras devem ser alvo de reflexão e superação em relação ao próprio sentido do brincar como forma de expressão humana. Atribuir uma função específica ao brincar e jogar no âmbito escolar traz consigo o distanciamento da compreensão da brincadeira e do jogo como produção de cultura, pois considera em si que o brincar está relacionado a uma forma certa de ser executado, um tempo certo para ocorrer e grupos etários apropriados para temas de brincadeiras. PORTILHO, E. M. L.; TOSATTO, C. C. A criança e o brincar como experiência de cultura. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 43, p. 737758, set./dez. 2014. Os sujeitos envolvidos no brincar e jogar na escola precisam: Alternativas Alternativa 1: Considerar o jogo como uma intenção didática o transforma em uma atividade mecânica, dirigida e controlada pelas ações do professor que ensina. Alternativa 2: Considerar que cada jogo ou brincadeira exerce uma função no desenvolvimento motor da criança, sendo esse seu principal objetivo. Alternativa 3: Adjetivar os jogos e as brincadeiras na escola é fundamental para a melhor elaboração de planos de aula pelo professor e compreensão do conteúdo pelos alunos. Alternativa 4: O brincar na escola deve ocorrer com maior intensidade apenas no recreio, pois é o momento em que o brincar se desenvolve puramente sem nenhum tipo de intervenção do professor. Alternativa 5: Buscar a especificidade de cada jogo e brincadeira, como brincadeira pedagógica, brincadeira recreativa, brincadeiras livres, brincadeiras dirigidas e brincar pelo brincar é fundamental para a formação de professores e para o desenvolvimento motor das crianças.4

Respostas

respondido por: Danas
30

A alternativa 1) é a correta.

Os jogos intelectivos são importantes na educação escolar pois estimulam o uso do intelecto, do raciocínio e até da cooperação ente o próprios estudantes.

Na autorregulação das praticas esportivas os próprios alunos procuram aplicar as regras do jogo, sem precisar de um juiz ou um arbitro.

A reflexão central entre os jogos está na sua competitividade, enquanto alguns jogos podem trazer o senso de humanização com trabalho em equipe, a competitividade pode desumanizar os jogadores através da busca pela vitória constante.  

respondido por: francelimargareth
21

Resposta: Alternatica correta é a 1.

Explicação: Pag. 86 do livro.

Perguntas similares