Burocracia é uma palavra que escutamos várias vezes no decorrer da vida e qual é a imagem ou ideia que te vem à mente ao escutar esse termo? Se for como na maioria dos relatos que se tem sobre situações burocráticas, será um contexto de demora no atendimento ou realização do serviço ou de quantidade exorbitante de documentos exigidos para algum processo em específico. Porém, sabe-se que a teoria da burocracia foi criada com outro intuito, com princípios claros, que determinassem ordem e hierarquia, assim como outras consequências benéficas de acordo com o local onde seria empregada.
Assim, com base nesta informação e nos textos da disciplina, interprete as asserções a seguir:
I. Originalmente, a burocracia foi baseada em 7 princípios, são eles: divisão de trabalho, hierarquia de autoridade, racionalidade, regras e padrões, compromisso profissional, registros escritos e impessoalidade.
PORQUE
II. A burocracia é baseada em tais características, para que o uso de um padrão prévio leve a práticas mais eficientes, porém gera efeito reverso, tornando-a ineficiente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Alternativa 3. A Asserção I está certa e a asserção II está errada. As Informações sobre a teoria da burocracia estão nas páginas 69 e 70 do livro de Administração e ética empresarial.
A Alternativa correta é a 3.
Na prática, estes princípios (já listados) são importantes porque contribuem para a profissionalização e formação da boa imagem da empresa.
Nesta perspectiva, podemos observar que a Burocracia se faz necessária nas organizações. No entanto, o excesso de normas e formalizações pode contribuir para a ineficiência na execução dos processos internos.
Exemplo prático da ineficiência trazida pelo excesso de Burocracia: pedir autorização para realizar pequenas tarefas na organização. Na prática, gasta-se tempo (para solicitar uma autorização), que é um recurso muito precioso para a produtividade de um colaborador.
Vá e vença!
consequências previsíveis em seu funcionamento sempre em busca da maior eficiência.
Entretanto, esta previsibilidade burocrática leva à ineficiência.