As bases da Pedologia, ramo do conhecimento relativamente recente, ou Ciência do Solo como também é chamada, foram lançadas em 1880 na União Soviética por Dokuchaiev, ao reconhecer que o solo não era um simples amontoado de materiais não consolidados, em diferentes estádios de alteração, mas resultava de uma complexa interação de inúmeros fatores genéticos: clima, organismos e topografia, os quais, agindo durante certo período de tempo sobre o material de origem, produziam o solo.
IBGE, Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. Manual técnico de pedologia. 3. ed. - Rio de Janeiro : IBGE, 2015. 430 p. Disponível em: Acesso em dezembro de 2018.
De acordo com as informações apresentadas na tabela 1 a seguir, faça à associação dos feitos contidos na coluna A com seus respectivos autores na coluna B.
Coluna A
Coluna B
I- Essa denominação é utilizada para solos que apresentam forte deposição de sedimentos, cascalhos, areias e lamas transportados pelas águas dos rios.
1- Caráter plânico.
II- É usado para distinguir solos que apresentam plintita em quantidade insuficiente ou que apresentam um ou mais horizontes com quantidade satisfatória de plintita, porém com espessura insuficiente para caracterizar horizonte plíntico, em alguma parte da seção de controle que defina a classe.
2- Caráter flúvico.
III- Consiste em horizonte adensado de permeabilidade lenta ou muito lenta, condicionando a cores escuras (ou acinzentadas) ou mosqueadas. O adensamento, bem como o excesso de umidade limitam a penetração e desenvolvimento das raízes.
3- Caráter plíntico.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
Escolha uma:
a.
I – 1; II – 2; III – 3.
b.
I - 2; II - 3; III – 1. Correto
c.
I - 3; II - 2; III – 1.
d.
I – 2; II – 1; III – 3.
e.
I – 3; II – 1; III – 2.
Respostas
respondido por:
14
b. I - 2; II - 3; III – 1.
O caráter plânico consiste em um horizonte adensado de permeabilidade lenta ou muito lenta, que é condicionado a cores escuras, acinzentadas ou mosqueadas. Tanto o adensamento quanto o excesso de umidade trabalham limitando a penetração e desenvolvimento das raízes.
O caráter plíntico é utilizado na distinção de solos que possuem plintita insufiente ou um ou mais horizontes com plintita suficiente, mas que possuem espessura insuficiente para serem caracterizados em horizonte plíntico.
O caráter flúvico é utilizado em solos que possuem uma deposição grande de sedimentos, cascalhos, areias e lamas transportados pelas águas dos rios.
Bons estudos!
respondido por:
7
I - 2; II - 3; III – 1, ESTA CORRETO
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás