Respostas
A membrana plasmática é uma das superfícies da célula, e essa superfície precisa de especializações da membrana, que são classificadas como:
Microvilosidades: Esse tipo de superfície é mais comum no revestimento da mucosa do intestino, e age na superfície celular, o que faz com que aumente ainda mais a capacidade de absorção da célula.
Interdigitações: Já nesse caso a superfície celular auxilia para que haja um melhor agrupamento das células entre si – deixando elas mais unidas e comprimidas.
Desmossomos: Eles são responsáveis por uma maior fixação de entre duas ou mais células.
Cílios e Flagelos: São responsáveis pela movimentação das células, uma vez que possuem expansões finas e altamente móveis que auxiliam no movimento celular.
O copo humano é bastante complexo, mas se você realmente parar para estudar, vai ver também o quanto ele é interessante, e assim o entendimento logo chega. Como no caso desse assunto. Use desenhos para facilitar e visualizar tudo que fora explicado nesse artigo.
A essa altura você já deve ter percebido que a membrana plasmática é uma parte fundamental da célula e sua função age em todo o organismo, e no seu bom desempenho dele.