Respostas
O controle sobre o ouro. ... Este órgão era encarregado de controlar a exploração do ouro, cobrar impostos e julgar os crimes praticados na região. A partir de então, quando o minerador descobria uma mina era obrigado por lei a informar ao intendente, este mandava dividir a mina em lotes chamados datas.
Olá!
O controle sobre o ouro baseiava-se na fiscalização da atividade mineradora através da Intendencia das Minas e pelas Casas de Fundição, na cobrança exagerada e forçada de impostos com a capitação e a derrama e na proibição de ouro em pó ou em pepitas.
Resumo rápido:
Em 1702, no Brasil, foi criada a Intendencia das Minas, encarregada de fiscalizar a atividade mineradora, distribuir datas e cobrar impostos. O principal imposto era o quinto, que correspondia a 20% de todo o ouro extraído.
Entre 1717 e 1719, a Coroa instituiu as Casas de Fundição, para onde todo o ouro era levado, transformado em barras e marcado com o selo real, depois de recolhido o imposto.
No final da década de 1740, a arrecadação caiu e a Coroa instituiu a capitação, que consistia no pagamento de 17 gramas de ouro por escravo maior de quartoze anos empregado na mineração. A capitação foi abolida em 1751, quando começou a ser cobrada a quantia anual de 100 arrobas de ouro, caso a quantia não fosse paga, toda a população ficaria sujeita à derrama, ou seja, a cobrança forçada dos impostos em atraso.
Espero ter ajudado!