O empreendimento Carqueijo Artesanato nasceu de um sonho empreendedor, em 1997, a partir de uma atividade local, o artesanato. O negócio foi instituído pelo casal Isaias e Raimunda Nonata Sancho, era a realização de um sonho de várias gerações da família Sancho. Porém o aperfeiçoamento de todo o processo e a consolidação do negócio foram feitos por Gilmar Sancho, filho do casal. No processo inicial do negócio, muitas dificuldades se apresentaram, dentre elas o fato de Gilmar não ter conhecimento dos fundamentos básicos de um negócio, como administrar, como captar recursos, como lidar com as pessoas, dentre outros aspectos. Tudo era novidade. Gilmar aos poucos foi conhecendo as necessidades e buscou informações e assessoramento em um curso voltado ao Empreendedorismo. Esse exemplo tem como objetivo mostrar como o empreendedorismo pode transformar uma comunidade com dificuldades de sobrevivência e de geração de renda em uma comunidade produtiva, geradora de emprego e economicamente sustentável. O caso apresento está fundamentado nas abordagens teóricas de Empreendedorismo social e Economia Criativa. O empreendedor social apresenta o mesmo perfil do empreendedor corporativo, no entanto, o objetivo maior do empreendimento não é gerar lucro, mas, sim, benefícios para a sociedade, reduzir desigualdades sociais, educação e meio ambiente. Já a Economia Criativa engloba um conjunto de negócios baseados no capital intelectual, cultural e na criatividade que gera valor econômico. Empreendimentos desenvolvidos na economia criativa estimulam a geração de renda, a criação de empregos, além de, promover inclusão social, diversidade cultural e desenvolvimento humano.*
Atividade do Ciclo 2
Considerando o caso “Tecer para vencer com criatividade e empreendedorismo*”, os aspectos discutidos no Ciclo Avaliativo 1, o conceito de Economia Criativa e Empreendedorismo Social apresente no mínimo duas ações práticas cujo o objetivo seja incentivar o desenvolvimento de negócios empreendedores, inovadores, criativos com impacto social.
Organize suas ideias e escreva um texto que apresente duas ações práticas de empreendedorismo social. Após, escolha postagens de colegas que você considerou interessantes e interaja com eles.
Respostas
respondido por:
4
Podemos sugerir as seguintes ações práticas de empreendedorismo social:
criação de oficinas municipais que sejam capazes de promover o conhecimento e prática sobre artesanato e pintura - estas oficinas podem ser criadas pelo Poder Público e iniciativa privada. Na verdade, a ideia é fomentar o aprendizado de algo novo e transformar isto em uma oportunidade de ganho financeiro. Desta forma, muitas pessoas poderiam ganhar dinheiro vendendo itens artesanais e pinturas.
abertura de uma escola de dança na periferia da cidade em que você mora - ao abrir uma escola de dança em um ambiente social não privilegiado, o empreendedor estará contribuindo para a inclusão social de crianças e adolescentes.
Cuide-se bem!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás