• Matéria: Saúde
  • Autor: thaiannesabreu
  • Perguntado 7 anos atrás

“A adoção desse princípio fundamental, a partir da Constituição Federal de 1988, representou uma grande conquista democrática, que transformou a saúde em direito de todos e dever do Estado. Antes do Sistema Único de Saúde (SUS), apenas pessoas com vínculo formal de trabalho (carteira assinada) ou que estavam vinculadas à previdência social poderiam dispor dos serviços públicos de saúde. A opção para as demais pessoas era pagar pelos serviços privados. Hoje, mais de 25 anos depois da Constituição e da criação do SUS, embora o sistema sofra problemas financeiros, políticos e administrativos, prevalece a ideia de que o SUS é para todos os brasileiros e muitas políticas públicas floresceram a partir dessa visão” (PENSESUS, 2018).
Escolha uma:
a.
desafio da Universalidade.

b.
desafio da Descentralização.

c.
desafio da Participação Social.

d.
desafio da Integralidade.

e.
desafio da Regionalização.

Respostas

respondido por: winederrn
11

Letra A.

De acordo com o Art. 7º, I da Lei do SUS ou Lei Nº 8.080/1990, podemos observar que se trata do Princípio da Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.

Nesta perspectiva, podemos verificar que, independentemente da classe social, todas as pessoas terão acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde.

Este princípio está de acordo com os Princípios da Seguridade Social (vide o Art. 194º da Constituição Federal de 1988). No Brasil, a Saúde faz parte da Seguridade Social (Previdência, Saúde e Assistência Social).

Mantenha-se focado em seus estudos!

respondido por: cahgu
21

desafio da Universalidade - correto ava!

Perguntas similares