Ao analisar o processo histórico dos estudos da administração, podemos perceber que o fator “humano” não foi o foco principal desde o início. No começo, a prioridade relacionava-se às questões estruturais, ou seja, como maximizar a produção e consequentemente promover mais lucratividade no negócio. Esse padrão foi modificado por dois estudiosos, Mary Parker Follet e Chester Barnard.
STRUET, M. A. M.; ALBUQUERQUE, R. A. L. Conceitos da Administração e Ética Empresarial. Maringá – PR.: Unicesumar, 2019.
Assim, com base nessa informação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Esses dois estudiosos foram os primeiros a perceberem a existência de correlação entre a eficiência organizacional e o comportamento humano.
Porque
II. Os dois autores tentaram implementar uma filosofia de administração, baseada na tese de que uma sociedade economicamente produtiva deveria se fundamentar no reconhecimento de desejos particulares dos indivíduos, sem considerar o grupo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
As duas afirmativas são falsas.
A primeira é falsa porque esses dois estudiosos não foram os primeiros a perceberem a existência da correlação entre a eficiência organizacional e o comportamento humano.
Mary Parker, cientista política, foi considerada a "profetisa do gerenciamento" e pregava o Princípio do Grupo, além de uma visão do homem não como uma parte do todo, mas, como ele mesmo dentro do Todo.
Chester Barnard, por sua vez, foi autor da Teoria da Cooperação, que possui o seu enfoque na autoridade e na liderança.
Ele foi um dos primeiros estudiosos a ver o homem como um ser social, especialmente dentro das organizações.
Logo, a segunda afirmativa também é falsa, pois ambos consideravam os desejos do indivíduo, porém, valorizavam sobremaneira o grupo.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
Conforme o gabarito liberado pela própria universidade.
comportamento humano. Pg 71