• Matéria: História
  • Autor: ErikaSabrina11
  • Perguntado 7 anos atrás

Reflita sobre as principais críticas dos fisiocratas a economia europeia no período moderno.

Respostas

respondido por: Emilyvmagal
87

Toda a estrutura política e social do absolutismo foi violentamente atacada pela revolução intelectual do Iluminismo. O mercantilismo, doutrina econômica típica da época, também foi condenado e novas propostas, mais condizentes com a nova realidade do capitalismo, foram teorizadas.

Os primeiros contestadores do mercantilismo foram os fisiocratas. Para os fisiocratas, a riqueza viria da natureza, ou seja, da agricultura, da mineração e da pecuária. O comércio era considerado uma atividade estéril, já que não passava de uma troca de riquezas.

Outro aspecto da fisiocracia contrariava o mercantilismo: os fisiocratas eram contrários à intervenção do Estado na economia. Esta seria regida por leis naturais, que deveriam agir livremente. A frase que melhor define o pensamento fisiocrata é: Laissez faire, laissez passer (Deixai fazer, deixai passar). A fisiocracia influenciou pensadores como Adam Smith, pai da economia clássica. A economia política como ciência autônoma não existia naquela época.

respondido por: RaylanneSousa
14

Resposta:

Os fisiocratas criticavam as práticas mercantilistas. Entendiam que o comércio funcionava apenas como uma troca de mercadorias entre povos, não explorando as potencialidade de cada região.

Perguntas similares