Nosso momento atual prevê que os problemas sociais passem a ser estritamente particularizados, de interesses próprios e, por outro lado, o problema particular passa a ser social. A respeito do relacionamento entre o particular e o social, leia as afirmações abaixo: I – Ao mesmo tempo em que tentamos defender a sociedade, nós acabamos atacando-a com nossos problemas. II – Essa particularização pode ser percebida em obras atuais como: livros, filmes e até programas e políticas sociais. III – As condições da vida social pouco influenciam em nosso dia-a-dia, e nossos problemas particulares não possuem caráter social. IV – Com o fim da Guerra Fria percebemos uma individualização das questões sociais, quando elas passam a ser traduzidas como um projeto pessoal de felicidade. É correto apenas o que se lê em: Alternativas Alternativa 1: I e II. Alternativa 2: I e III. Alternativa 3: I, II e IV. Alternativa 4: I, III e IV. Alternativa 5: II, III e IV.
Respostas
Alternativa 3 está correta. I, II e IV.
As condições da vida social influenciam totalmente em nosso dia a dia.
Para complementar a resposta em um contexto histórico, após a segunda guerra mundial, o mundo naquele estava passando por diversas modificações e a concepção socioeconômica mundial se ligava a pluralização composta pelos dois blocos econômicos, o capitalismo comandado pelos Estados Unidos e o socialista pela URSS.
Deste modo, a criação do estado em alguns países foi necessária, principalmente para acabar com a dominação de alguns países sobre outros, como os do continente Africano, vítimas da colonização até meados do século XX, além da independência de alguns países que buscavam se desvincular da União Soviética.
Alternativa 3 está correta.