Essa teoria ampliou o campo de análise das empresas, verificando as estruturações formais e informais, lucrativas ou não, públicas ou privadas, de produtos ou de serviços; contestanto e revisando conceitos e aplicações da administração estabelecidos por teorias escolas anteriores, proporcionando um debate e um processo de aprimoramentos bem interessantes. OLIVEIRA, D. P. R. Fundamentos de Administração: conceitos e práticas essenciais. São Paulo: Atlas, 2009. Com base nesta informação, avalie a relação do conteúdo apresentado com a teoria condizente nas alternativas: Alternativas Alternativa 1: Teoria Estruturalista. Alternativa 2: Teoria de Transição. Alternativa 3: Teoria Administrativa. Alternativa 4: Teoria da Burocracia. Alternativa 5: Teoria da Administração Científica.

Respostas

respondido por: alessandramach
0

A alternativa correta é a 1: Teoria Estruturalista.

A Teoria Estruturalista surgiu no final da década de 40, em oposição às Teorias Neoclássicas da Administração e a Escola das Relações Humanas, propondo uma visão mais estrutural da organização.

É interessante notar que ela se inspirou na Teoria Burocrática de Weber, porém, o seu foco está voltado para a estrutura da empresa e o ambiente, e as influências que ela sofre do mesmo.

Dentro dessa perspectiva, a organização é formada por partes que são interdependentes e que se inter-relacionam; porém, a estrutura (o todo) é sempre muito maior do que cada parte isolada, conforme haviam sido estudadas nas Teorias anteriores.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares