A teoria dos modelos de ação se destaca no pensamento de Max Weber. Segundo o autor (1980 apud AGUIAR & VALENCIANO, 2018), é preciso compreender o sentido de cada ação social para entender a sociedade. Diante disso, analise as afirmações a seguir:
I. Weber defendia que a ação capitalista era fundada a partir da sociologia, principalmente na teoria do fato social.
II. A questão das ações sociais é importante, sobretudo quando se busca explicar como a ação individual, tratada com relevância por Weber, pode ser estritamente social.
III. As relações sociais de Weber, tal qual Marx, auxiliam na explicação da ação tradicional, sendo considerada a mais efêmera.
IV. O conjunto de entendimentos e de interesses individuais se expressam no comportamento social. Isso explica o comportamento dos indivíduos como social.
AGUIAR, Gilson; VALENCIANO, Tiago. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II e IV, apenas.
Respostas
I II e IV.
As ideias de Weber e Marx perpassam o tempo, não sendo apenas uma visão efêmera.
Quando Weber parte do pressuposto que o desenvolvimento da sociedade se liga diretamente as diferentes instituições e suas formações, ou seja, nós enquanto indivíduos nos tornamos seres que se adaptam à todas as modificações do sistema sem ao menos ir na contramão do que foi estabelecido;
Ou seja, os tipos ideais surgem como formas de coercitividade para a manutenção do equilíbrio social, podendo ser aplicada em instituições escolares. mecanismos estatais, entre outros.
Apenas IV.
1) Fato social é uma ciência que viria se tornar a sociologia, e foi criada por Émili Durkheim.
2) Não existe na sociologia uma ação individual. O sujeito está inserido nela.
3) Ação tradicional é a de maior duração, tende buscar a antiguidade na história.
4) Há quatro tipo de ação: ação tradicional; ação efetiva ação racional com relação a valores; e ação racional com relação a fins. Ação só existe quando o indivíduo estabelece uma comunicação com os outros.