Respostas
Maias
Podemos citar suas belíssimas arquiteturas complexas, seu sistema numérico vigesimal, bem sofisticado, que podia realizar cálculos com centenas de milhões de registros e datas tão extensas, que seriam necessárias várias linhas de uma folha de caderno moderno para serem escritos. Além disso, descobriram e implementaram o conceito do número zero; A precisão de suas observações astronômicas que, comparativamente, eram melhores do que as verificadas em quaisquer outras civilizações anteriores ao advento do telescópio.
Astecas:
A educação asteca nesse campo foi fundamental, favorecendo o avanço na Matemática e na Astronomia. Em, aproximadamente, 1479, desenvolveram a pedra do Sol, que correspondia ao seu calendário. Na área da medicina, recorriam aos medicamentos herbários para ajudar na cura sintomática. Como não tiveram acesso a metais, como bronze ou ferro, utilizaram duas outras matérias-primas para a manufatura de ferramentas e armas cortantes: as obsidianas, uma espécie de lava das rochas vulcânicas, e o sílex, um mineral rígido utilizado para fazer lanças, facas e flechas. Outro aspecto interessante é o fato de que a tecnologia asteca conheceu a roda, mas, sem cavalos, mulas, nem animais de carga, dispensou qualquer veículo terrestre. Assim, desenvolveram canoas para deslocarem-se ao longo dos canais e lagos.
Incas:
Tiveram seu desenvolvimento atrelado à observação dos astros, principalmente do sol e das estrelas. Baseado no comportamento dos astros estabeleciam padrões exatos para o plantio e a colheita. Através de construções de pedra, conseguiam a medida do tempo, prever o clima e, inclusive, eclipses.
Conseguiram cultivar diversas espécies vegetais, mais de 70, em diferentes altitudes do império. Utilizaram terraços para aproveitar o solo, utilizando fatores como a umidade para criar microclimas e pequenas lagoas.