Respostas
O que é keynesianismo? É a teoria de Keynes, que é também chamada de teoria keynesiana, e foi uma teoria econômica - de bases capitalistas - que defendia, entre outras coisas, que cabia ao Estado a função de usar a sua capacidade econômica estratégica para garantir o pleno emprego e o poder de compra da população, de modo que, por meio desta intervenção, seria possível remediar algumas das contradições fundamentais do modelo capitalista de Produção.
Seu autor, John Maynard Keynes, foi muito influente sobre o modelo econômico de Franklin Delano Roosevelt, cinco vezes eleito presidente dos Estados Unidos da América e é um dos mais influentes economistas da primeira metade do século XX.
Liberalismo:
Keynes era, em certo sentido, um crítico das políticas econômicas liberais: contra estes argumentava que o Estado não poderia ser totalmente omisso e não regular o Mercado, defendendo, ao contrário, a hipótese de que a "mão invisível do mercado" era incapaz de produzir benefícios sociais suficientes, e que as contradições do "livre mercado" terminariam por destruir o capitalismo.
Capitalismo:
Keynes, que era crítico do modelo econômico centralizado e planificado soviético, nunca abandonou a perspectiva capitalista: acreditava na livre iniciativa e que a sociedade de classes era necessária para o funcionamento da economia, apenas acreditava que o capitalismo era ainda uma obra em construção, cabendo aos economistas reparar as suas falhas mais evidentes e impedir o colapso total da economia, como quase ocorreu na Crise de 1929.
John Maynard Keynes:
Nascido em 5 de Junho de 1883, Keynes era inglês e filho de um secretário da Universidade de Cambridge. Casou-se com uma bailarina russa e viveu uma vida de relativos privilégios. Estudou no King's College e na Universidade de Cambridge, tendo recebido bolsas por mérito nas duas instituições. Foi eleito, em 1999, um dos cem homens mais influentes do século XX pela Revista Times.
Mais sobre o keynesianismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/18824898