Respostas
O primeiro governo Vargas, entre 1930 e 1945, foi marcado, de um lado, por importantes conquistas políticas e sociais para o povo brasileiro e, por outro, pela ditadura mais violenta que o país já viveu.
Um resumo da Era Vargas 1930 a 1945: Promulgação da Constituição de 1934, movimento Escolanovista, criação da Carteira de Trabalho e fortalecimento dos direitos trabalhistas, censura e perseguição aos dissidentes políticos, dividindo-se em três fases: Governo Provisório, Constitucional e Estado Novo.
Movimento Político de 1930:
A Revolução (ou Golpe) de 30 pôs fim ao modelo oligárquico da política nacional, instituída desde o governo de Prudente de Moraes, e deu início ao período populista de nossa história. Foi desencadeado pela derrota, resultado de possíveis fraudes, nas urnas nas eleições presidenciais de 1930, e foi realizado por meio de um golpe de Estado.
Governo Provisório:
Vargas chegou ao poder como o represente da Aliança Liberal, e ocupou o poder provisoriamente, sem ter sido eleito, entre 1930 e 1934, sob a justificativa de reorganizar o sistema político brasileiro de modo que não houvesse novas fraudes nas eleições. Este período acaba com a promulgação da Constituição de 1934, e foi o período em que mais houve conquistas sociais.
Governo Constitucional:
Tendo sido eleito pela maioria da população em 1934, Vargas se torna o Presidente legítimo do Brasil, governando, sem possibilidade de reeleição, até 1938. Promove, contudo, outro golpe de Estado em 1937 e dissolve o Parlamento, dando início ao período ditatorial de seu governo, o Estado Novo.
O Estado Novo:
Existindo entre o período de 1937 e 1945, o Estado Novo foi organizado sob a justificativa de combater os "agitadores políticos" nacionais. Por meio do Plano Cohen, uma conspiração baseada em um documento falso que acusava os comunistas de tentar tomar o poder, Vargas acaba com os partidos e com o Parlamento, instaura a censura e passa a perseguir todos aqueles que se opunham ao seu governo. Devido à Segunda Guerra Mundial e a situação política internacional, a ditadura varguista foi "tolerada" até o fim da Segunda Guerra, sendo, pouco depois do fim da Guerra, deposto em um golpe militar "branco".
Mais sobre Vargas em:
https://brainly.com.br/tarefa/11920086