Respostas
O que é paratormônio?
Sendo um hormônio polipeptídico, o paratormônio (PTH) é um hormônio produzido pelas glândulas paratireoides e secretado na corrente sanguínea. O paratormônio intacto é constituído por uma cadeia polipeptídica contendo 84 aminoácidos.
Função do paratormônio
A principal função do paratormônio é regular a concentração de cálcio no sangue, isto é, o hormônio se liga às células-alvo e promove a liberação do cálcio para o meio extracelular. O paratormônio também apresenta outras funções, como o transporte iônico do fosfato e a ativação de um enzima que atua na produção da substância formadora da vitamina D.
Secreção e regulação do paratormônio
O paratormônio atua como antagonista da calcitonina, cuja função é promover o depósito de cálcio nos ossos. Assim, quando há uma baixa concentração de cálcio no sangue (hipocalcemia), o paratormônio é mobilizada para que estimule a captação do cálcio no ossos.
Quando a concentração de cálcio no sangue aumenta (hipercalcemia), o paratormônio é inibido e a calcitonina é mobilizada para recolher o cálcio presente no sangue e depositá-lo nos ossos.
Paratormônio e osteoblastos
É importante ressaltar que o paratormônio atua diretamente nos osteoblastos, as células responsáveis pela produção das substâncias que irão compor a matriz dos ossos. Quando são ativados pelo paratormônio, os osteoblastos secretam a osteoprotegerina, que inibe a diferenciação das células em osteoclastos, as células que absorvem a matriz óssea.
Além da osteoprotegerina, os osteoblatos também liberam certos fatores de crescimento e citocinas quando se ligam ao PTH. Após a liberação destas substâncias, os osteoclastos se ativam, isto é, se proliferam e começam a secretar proteínas constituintes da matriz óssea.
Resposta:
O PTH é um dos principais hormônios que controlam os níveis sanguíneos do cálcio e e fósforo no organismo. As ações do PTH são principalmente relacionadas a elevação do cálcio do sangue, eliminação de fósforo pela urina e regulação da produção da forma ativa da vitamina D.
Explicação passo-a-passo: