Respostas
é a teoria que acredita na criação do mundo e dos seres vivos por um ser divino (deus).
O que é a teoria criacionista?
Para saber o que é criacionismo, podemos utilizar uma série de fontes diferentes. Em geral, a teoria criacionista mais aceita no mundo, é a derivada da tradição judaico-cristã. Nela, entende-se que um ser supremo, denominado Deus, teria criado o mundo e cada coisa que há nele.
Significado de criacionismo
O termo criacionismo, portanto, tem origem na ideia de criação, ao contrário da noção de evolução das espécies, proposta por Charles Darwin, por exemplo.
Discussão entre Ciência, Filosofia e Religião
Embora milhões de pessoas tenham fé na teoria criacionista, em termos científicos, é difícil comprová-la. A ideia de que um ser teria criado o que existe esbara em uma série de evidências biológicas, arqueológicas e paleontológicas, que colocam em dúvida se há alguma veracidade nesta teoria.
Em termos filosóficos, é possível lançar releituras às ideias expressas, digamos, na Bíblia, quando da descrição do Gênesis. Assim, alguns autores assumem que a Bíblia não descreve o criacionismo literalmente, mas de maneira metafórica, o que possibilitaria uma interpretação distinta.
Cristianismo
O cristianismo e o islamismo estão em conjunto nesta teoria. Em geral, a maior parte de seus fieis acredita que o universo foi criado por Deus, ou Alá, com o objetivo de produzir humanos para adorar estas divindades.
Existem, no entanto, cristãos que aceitam a teoria do Design Inteligente, que entende que, na realidade, Deus guiou o processo evolutivo, e não criou o mundo como ele o é em sua inteireza.
Protestantismo
Em geral, o protestantismo está com a Igreja Católica nessa discussão, não se opondo a interpretação clássica, embora abrindo possibilidades interpretativas para além da tradição da Igreja, através do secularismo e do sacerdócio universal dos crentes.
Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/19263294
Em anexo, mosaico ilustrando a criação.