Respostas
Pois dessa conquista, o homem podia se aquecer, afastar animais selvagens do lugar onde vivia e cozinhar. Com o fogo o homem cozinhava, fazia suas ferramentas, aquecia-se e ainda ficavam junto de outros seres humanos em volta da fogueira, o que permitiu que com o tempo começassem a surgir as primeiras palavras.
Há evidências hoje de que o fogo foi descoberto por seres humanos anteriores ao homosapiens. Possivelmente os homoerecrus já dominavam o fogo há mais de 300 mil anos.
O fogo auxiliou o homem na caça, encurralando animais, a proteção contra animais predadores, possibilitou o aquecimento nos dias frios e talvez o mais importante: o cozimento de alimentos, o que diminui o gasto energético na digestão e propiciava mais calorias por grama de alimento. Isso, segundo explica a neurocientista brasileira Suzana Houze, pode ter sido fundamental para que o cérebro humano (grande gastador energético) se desenvolvesse de forma a ser mais volumoso pois havia mais energia disponível para sustentar esse órgão. O ser humano passa a poder sustentar um cérebro muito exigente em termos calóricos propiciando assim uma adaptação impressionante ao ambiente e dominar praticamente todas as áreas do globo além do notável desenvolvimento tecnológico.
Talvez o fogo junto com a fala sejam as maiores invenções da humanidade até hoje.