1 - A Filosofia para Crianças é um programa pedagógico que procura desenvolver as capacidades de raciocínio, verbalização do pensamento e aspectos cruciais da construção da comunicação, como o confronto de ideias e a reflexão em grupo, através da criação de um diálogo, tendo como objetivo promover o pensamento através de uma comunidade de investigação na sala de aula, encorajando as crianças a falar e a ouvir umas às outras e assim discutir ideias filosóficas na presença de um facilitador. O que se pretende nesta perspectiva é que os alunos pensem, reflitam e desenvolvam cada vez mais o uso da razão, bem como sua capacidade de serem criteriosos. A proposta deseja desafiar o aluno a pensar de maneira organizada e crítica sobre os valores da sociedade que a escola transforma ou perpetua.
LIPMAN, M. Natasha: diálogos Vygotskianos. Porto Alegre: Artes médicas, 2002.
A partir desse contexto, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. O mundo é apresentado em uma perspectiva como um mundo de intencionalidades, onde o funcionamento das coisas envolve escolhas em uma intrincada cadeia de relações. CORRETA
2 - O programa filosófico de Lipman tem como objetivo iniciar as crianças na procura de uma constituição autônoma e independente, no desenvolvimento cada vez maior das suas faculdades cognitivas, para não dependerem de simples informações exteriores sem primeiro investigarem por elas próprias a veracidade dessas informações. A Filosofia para Crianças é um programa que procura essencialmente, estimular as crianças e jovens a pensar bem, a ter um pensamento bem estruturado, isto é, aprender procedimentos que os ajudem a pensar, cada vez mais, de maneira crítica, reflexiva, criativa e autônoma. Este aperfeiçoamento cognitivo deve começar desde a mais tenra idade, passando pelas várias etapas do ensino e prosseguir até ao fim da vida.
KOHAN Walter Omar. Filosofia para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman. Petrópolis, Vozes,1998.
A partir desse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I.É a partir do deslumbramento perante a vida devido às dúvidas e à confusão na nossa individualidade surgidos na infância que a Filosofia procura investigar o mundo.
II.O pensamento crítico pode oferecer um grau de proteção contra as formas de lavagem cerebral mais arcaicas, as armas da propaganda e da massificação ideológica.
III.O pensamento desenvolvido em sua máxima potencialidade é um forte aliado para que a criança se torne um líder, ocupando postos de controle, dominação e de status social.
IV.O pensamento crítico não deve ser incentivado na infância pois conhecer é entender melhor como o mundo é imperfeito e traz sobretudo sofrimento para a vida das pessoas.
V.A criança deve ser induzida desde cedo a perpetuar os valores que procuram manter as coisas nos seus devidos lugares para que a nossa velhice e aposentadoria ocorra em paz.
É correto o que se afirma em
Escolha uma:
d. I e II, apenas. CORRETA
3 - Educa-se para desenvolver certas disposições que se encontram em estado bruto no sujeito a educar e para conformar, para dar forma, nesse sujeito, a um modelo prescritivo, que foi estabelecido previamente. A educação é uma tarefa moral, normativa, que visa ajustar o que é a um dever ser. Esse ajuste é feito por alguém externo, um outro, quem pensa e plasma para os indivíduos educáveis o que quer que estes sejam. Assim formados, com o conhecimento da realidade revelado, as crianças chegarão a ser os filósofos que governem adequadamente as cidades, as empresas e, dessa maneira, nos permitirão vislumbrar o mundo que desejamos produzir.
KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Sobre o papel do ensino de Filosofia para crianças, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Desde Platão, pode-se dizer que a Filosofia é fundamental no ensino de certos valores que devem ser assimilados para que os cidadãos se preparem adequadamente para governar e trabalhar.
PORQUE
II. Tem por objetivo unicamente atuar como facilitadora do processo de descobrimento da verdade através da maiêutica, método Socrático de revelação do conhecimento através do diálogo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas. CORRETA
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
TODAS CORRIGIDAS PELO AVA.
Respostas
QUESTÃO 1 RESPOSTA CORRETA: O mundo é apresentado em uma perspectiva como um mundo de intencionalidades, onde o funcionamento das coisas envolve escolhas em uma intrincada cadeia de relações
QUESTÃO 2 RESPOSTA CORRETA: I e II, apenas.
QUESTÃO 3 RESPOSTA CORRETA: As asserções I e II são proposições falsas.
1 – a) O mundo é apresentado em uma perspectiva como um mundo de intencionalidades, onde o funcionamento das coisas envolve escolhas em uma intrincada cadeia de relações
A origem da filosofia provém da necessidade de despertar do lado racional do indivíduo, de forma que, tal fato pode ser uma reflexão, argumentação e pensamento lógico e racional a respeito de algo.
2 – d) I e II, apenas.
Através do deslumbramento em relação à vida devido a dúvidas e a confusão da individualidade originárias na infância que a filosofia busca pela investigação do mundo.
3 – d) As asserções I e II são proposições falsas.
A educação deve envolver o desenvolvimento de algumas disposições que buscam o sujeito em estado bruto, visando a educação e a conformação.
Bons estudos!