Quais impactos o advento do trabalho nas fábricas teve para a vida dos camponeses e artesões no que diz respeito à(ao):
a) percepção do tempo?
b) divisão do trabalho?
c) controle do trabalho?
d) exposição a situações de risco?
Respostas
A - O tempo passou a ser rigidamente controlado pela administração, visando a maximização da produtividade em um nível que era opressivo para os trabalhadores.
B - As tarefas foram divididas nas menores partes possíveis, com cada operário executando pouco mais que um simples passo do processo produtivo.
C - Passou a ser muito mais rígido, com a formação de uma casta administrativa que não produzia, apenas supervisionava.
D - Aumentou consideravelmente, uma vez que as máquinas ofereciam muito mais perigos que os martelos.
a) Anteriormente, o tempo do trabalho estava alinhado e ditado por fatores naturais. A partir da Revolução Industrial passou a ser rigorosamente medido em horas e minutos. A isso estava atrelado o valor recebido pelo trabalho; tempo era trabalho, e trabalho era dinheiro.
b) Era comum antes do trabalho nas fábricas que um único trabalhador produzisse suas mercadorias do inicio ao fim. Mas com o sistema fabril, a estrutura das máquinas e a produtividade fizeram com que cada trabalhador se dedicasse a apenas uma etapa desse processo.
c) Os trabalhadores eram constantemente vigiados e recebiam punições caso as ações não se refletissem na produtividade esperada pelos donos das fábricas.
d) No sistema fabril, ficou consideravelmente mais perigoso dado ao ambiente insalubre, ou seja, expõe os trabalhadores à ambientes considerados de risco. Enquanto os antigos trabalhos de artesanato e agricultura eram menos perigosos e tinha muito menos exposição à riscos.