Respostas
O termo é utilizado para denominar estudos realizados a partir de documentos, contemporâneos ou retrospectivos, considerados cientificamente autênticos.
Parte importante de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, a pesquisa documental é bastante comum nas mais diversas áreas de humanas. Estudantes, professores e pesquisadores em geral precisam estar cientes sobre os formatos e funções desse tipo de análise de documentos.
A pesquisa documental usa como fontes uma série de elementos os mais variados. A lista é extensa e vai de tabelas estatísticas a cartas, pareceres, fotografias, atas, relatórios e obras originais de qualquer natureza (pintura, escultura, desenho etc). O documento como fonte de pesquisa pode ser escrito e não escrito, tais como filmes, vídeos, slides, fotografias ou pôsteres.
Notas, diários, projetos de lei, ofícios, discursos, mapas, testamentos, inventários, informativos, depoimentos orais e escritos, certidões, correspondência pessoa ou comercial, documentos informativos arquivados em repartições públicas, associações, igrejas, hospitais e sindicatos também são considerados como fontes desse tipo de pesquisa.
Esses documentos são utilizados como fontes de informações, indicações e esclarecimentos que trazem seu conteúdo para elucidar determinadas questões e servir de prova para outras, de acordo com o interesse do pesquisador.