Estabeleça a relação entre os escritos de Hermes Trismegisto e a Patrística. O que essas duas vertentes têm em comum? Qual os pontos agregados pela patrística dos ensinamentos herméticos?
Respostas
A relação entre os escritos de Hermes Trismegisto e a Patrística está na origem do pensamento cristão que, inspirada na filosofia greco-romana, tentou munir a fé de argumentos racionais.
Hermes Trismegisto ou Hermes, o Três Vezes Grande, foi um sábio que viveu no Egito antigo, sendo esse o nome dado pelos alquimistas, neoplatônicos e místicos ao deus egípcio Thot, que é identificado com o deus grego Hermes.
A filosofia hermética surge nos três primeiros séculos da era cristã, com a descrição de uma doutrina filosófica revelada por Hermes, por onde seus discípulos poderiam saber e entender a alma, o universo e Deus. Já os homens vivem a mercê do destino e das forças do cosmo.
O termo patrística é empregado para designar a filosofia dos Padres da Igreja cristã primitiva. A escola Patrística é notável por sua ênfase sobre a supremacia do homem em todo o universo.
Foram feitos esforços para reconciliar as verdades evidentes do paganismo com a revelação cristã, interpretando o cristianismo em termos da metafísica grega, egípcia e persa.
Para a Patrística era inconcebível que não deveria jamais existir outra criatura tão nobre, tão feliz, ou tão capaz quanto o homem, por cujo único benefício e edificação todos os reinos da Natureza foram criadas e que o Bem e o Mal sempre lutaram pela supremacia universal.
Bons estudos!