• Matéria: História
  • Autor: 41985148102
  • Perguntado 7 anos atrás

Como a Reforma Protestante e a Contrarreforma influenciaram decisivamente o nosso mundo ?

Respostas

respondido por: erichenrico17
2

eu nao sei se esta certo mais e o que eu acho

Com a expansão dos ideais protestantes pela Europa, a Igreja Católica  passou a temer pela fragilização de sua influência religiosa e até mesmo de seu poder político. Em resposta a esta situação, o alto clero católico percebe a necessidade de agir e convoca o Concílio de Trento, cujo objetivo principal era justamente frear o fortalecimento do protestantismo.

Das medidas estabelecidas pelo Concílio, destacaram-se o fortalecimento do Tribunal da Santa Inquisição e a reafirmação dos dogmas católicos, assim como a criação do Index (lista de livros e obras censurados) e a proibição das vendas de indulgências e cargos eclesiásticos.

Por fim, devemos lembrar que estamos tratando do contexto de colonização europeia sobre o Novo Mundo, Ásia e África. Assim entendemos o esforço da Igreja Católica em criar a Companhia de Jesus, cuja missão seria expandir sua fé pelas terras conquistadas. Seus integrantes, os jesuítas, viriam a  ser fundamentais na catequese dos povos colonizados.  

Dica de leitura: Nas últimas décadas o Brasil, país de forte tradição católica, tem assistido a um grande crescimento das religiões protestantes. Os aspectos que possibilitaram tal mudança são variados, sendo o nível de escolaridade da população um fator de forte influência neste cenário. No site do jornal O Globo são analisados alguns dados e estatísticas sobre o tema, através dos quais é possível constatar tal transformação na distribuição das religiões existentes em nosso país.

Questão resolvida  

(FUVEST 2013) “O senhor acredita, então”, insistiu o inquisidor, “que não se saiba qual a melhor lei?” Menocchio respondeu: “Senhor, eu penso que cada um acha que sua fé seja a melhor, mas não se sabe qual é a melhor; mas, porque meu avô, meu pai e os meus são cristãos, eu quero continuar cristão e acreditar que essa seja a melhor fé”. (GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 113.)

O texto apresenta o diálogo de um inquisidor com um homem (Menocchio) processado, em 1599, pelo Santo Ofício. A posição de Menocchio indica:  

a) uma percepção da variedade de crenças, passíveis de serem consideradas, pela Igreja Católica, como heréticas.    

b) uma crítica à incapacidade da Igreja Católica de combater e eliminar suas dissidências internas.    

c) um interesse de conhecer outras religiões e formas de culto, atitude estimulada, à época, pela Igreja Católica.    

d) um apoio às iniciativas reformistas dos protestantes, que defendiam a completa liberdade de opção religiosa.    

e) uma perspectiva ateísta, baseada na sua experiência familiar.    

Gabarito comentado: A alternativa correta é a letra A, pois evidencia a forte ingerência da Igreja Católica nas escolhas religiosas e sociais dos indivíduos ao longo de boa parte da Idade Moderna. Através do Tribunal da Santa Inquisição, a Igreja julgava e punia aqueles que fossem acusados de cometer heresias, ou seja, de praticar quaisquer atos que contrariassem os dogmas e valores católicos.

Perguntas similares