Leia o texto a seguir:
Vale a pena saber...
Numa escola da periferia de São Paulo, a coordenação e os professores preocupavam-se em motivar os alunos das classes de EJA a irem para a escola às sextas-feiras, dia em que a frequência diminuía significativamente. Ao mesmo tempo, procuravam uma forma de fazer seus alunos sentirem-se importantes e mostrarem-se de forma positiva na escola. Tomada por estas questões, a equipe da escola decidiu propor aos alunos um projeto que se estendia à comunidade. Uma vez por mês, sempre ás sextas-feiras, a escola se abriria para seus alunos e a comunidade. Em cada sala aconteceria uma oficina na qual um aluno, professor ou morador da região ensinava algo que sabia fazer bem. Os interessados se inscreviam previamente e podiam aprender um ofício, conhecer uma história, brincar com uma arte, jogar capoeira, etc... A equipe se surpreendeu com os resultados. Em primeiro lugar, com a qualidade do envolvimento de todos os participantes alunos, professores e comunidade local; em segundo lugar, pela riqueza de saberes que aquela comunidade detinha e que puderam ser compartilhados, multiplicados. (Caderno EJA I, p. 35).
Nesta perspectiva, julgue as afirmativas abaixo, indicando V para as que forem consideradas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A escola, ao mesmo tempo em que tem a tarefa de apresentar aos alunos os marcos da cultura humana, deve permitir que seus alunos e a comunidade na qual se encontra expressem sua cultura particular.
( ) A escola é um espaço privilegiado de divulgação da cultura: da cultura local, regional, nacional e, claro, da cultura de diferentes povos, em diferentes épocas.
( ) Dar voz aos alunos é a maneira mais eficiente de conhecer sua cultura. Permitir que se expressem e convidá-los a fazê-lo utilizando linguagens diversas, pode ser um caminho bastante interessante.
( ) Se, por um lado, a cultura local deve ter seu lugar de expressão garantido, é papel da escola trazer para seus alunos outras formas de agir e pensar: outras festas, outras histórias, outros modos de explicar o mundo.
Assinale a sequência CORRETA:
V, V, F, F
V, V, V, V
F, V, V, V
V, F, V, F
F, F, F, F
Respostas
ACREDITO QUE ESSA QUESTÃO TEM UMA RESPOSTA INDIVIDUAL, É UMA QUESTÃO DE OPINIÃO, POR TANTO EU ACHO QUE NÃO TEM CERTO OU ERRADO (ESSAS RESPOSTAS SÃO DE ACORDO COM A MINHA OPINIÃO)
Nesta perspectiva, julgue as afirmativas abaixo, indicando V para as que forem consideradas verdadeiras e F para as falsas.
( V ) A escola, ao mesmo tempo em que tem a tarefa de apresentar aos alunos os marcos da cultura humana, deve permitir que seus alunos e a comunidade na qual se encontra expressem sua cultura particular.
( V ) A escola é um espaço privilegiado de divulgação da cultura: da cultura local, regional, nacional e, claro, da cultura de diferentes povos, em diferentes épocas.
( V ) Dar voz aos alunos é a maneira mais eficiente de conhecer sua cultura. Permitir que se expressem e convidá-los a fazê-lo utilizando linguagens diversas, pode ser um caminho bastante interessante.
( V ) Se, por um lado, a cultura local deve ter seu lugar de expressão garantido, é papel da escola trazer para seus alunos outras formas de agir e pensar: outras festas, outras histórias, outros modos de explicar o mundo.
Assinale a sequência CORRETA:
V, V, F, F
( V, V, V, V )
F, V, V, V
V, F, V, F
F, F, F, F
Todas estão corretas, por tanto, letra b