Sabe-se que existem diferenças regionais da ventilação e perfusão, e esta diferença pode acontecer devido a distribuição dos alvéolos e capilares pulmonares bem como pela ação da gravidade. Entretanto existem algumas patologias pulmonares que levam ao aumento ou diminuição da relação ventilação-perfusão (V/Q).
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. No enfisema pulmonar e na bronquiolite obliterante a relação V/Q encontra-se aumentada já que existe um problema na membrana alvéolo-capilar, dificultando a troca gasosa.
II. Na pneumonia há o acúmulo de secreção nos alvéolos, fazendo com que a relação V/Q diminua, pois há o aumento do shunt pulmonar, não havendo hematose e entrada de oxigênio suficiente.
III. No edema agudo de pulmão a relação V/Q encontra-se diminuída visto que existe um aumento do shunt pulmonar, aumentando a porção de sangue não oxigenado.
IV. No tromboembolismo pulmonar há o aumento da relação V/Q, pois há áreas ventiladas que não recebem sangue para que ocorra a hematose.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
Escolha uma
Respostas
As alternativas são:
a. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b. Apenas as afirmativa III e IV estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
A alternativa D) é a correta.
A relação V/Q é a relação de ventilação e hematose, em todos os casos citados ela irá diminuir pois não vai haver uma hematose de qualidade, no caso de enfisema os pulmões não vão conseguir captar oxigênio corretamente.
Nas pneumonias, edemas e tromboembolismo haverá um problema na hematose, pois nas duas primeiras haverá liquido nos pulmões, colabando o mesmo, e no tromboembolismo os vasos pulmonares estarão fechados, impedindo o fluxo sanguíneo.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Explicação:
Corrigido pelo AVA