Questão 1
Historicamente a EJA vai estabelecendo possibilidades diferenciadas da escola tradicional, principalmente em função da contribuição de Paulo Freire. Ainda durante a década de 1960, várias iniciativas e ações observadas passavam à margem das reflexões e discussões sobre o analfabetismo no Brasil. Nessa época Paulo Freire, a partir de um novo paradigma pedagógico, começa a instigar uma mudança de pensamento sobre a EJA, e sobre a prática do professor, partindo do princípio de que:
A) A educação tradicional não poderia entrar em conflito com outras tendências pedagógicas que começavam a desabrochar.
B) A educação podia ser entendida como um ato político, podendo servir tanto para a libertação do povo.
C) A educação deveria favorecer o trabalho com os adolescentes, no sentido de torná-los mais obedientes, evitando assim, qualquer tipo de criticidade.
D) A educação tradicional deveria permanecer como modelo pedagógico durante todo o período de redemocratização no Brasil.
E) A estrutura de um pensamento homogêneo, tenta buscar maneiras de erradicar o analfabetismo apenas por meio de atendimento individual aos sujeitos.
Respostas
respondido por:
7
B) A educação podia ser entendida como um ato político, podendo servir tanto para a libertação do povo.
O método criado por Paulo Freire consiste no construtivismo, em que os alunos são incentivados a protagonizarem durante o processo educacional, de forma a desenvolver o senso crítico, assim como a humanização em relação a luta pelo direito das minorias.
Portanto, para Freire, educar era sinônimo de conscientizar, o que era fortemente vetado pelo governo da época.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás