sistema de posicionamento e navegação por satélites...pfv me ajudem preciso de um texto para amanhã!!!
Respostas
A Componente Espacial de um Sistema Global de Posicionamento e de Navegação por Satélite (Global Navigation Satellite System – GNSS) é constituída por uma constelação com um mínimo de 24 satélites activos, a altitudes de ordem dos 20 000 km, uniformemente distribuídos no espaço. Esta distribuição é tal que, a qualquer hora do dia e em qualquer lugar da Terra, um receptor dos sinais, electromagnéticos, enviados pelos satélites, pode registar informações vindas de, pelo menos, quatro satélites. O tratamento adequado desses dados permite a determinação da posição e da velocidade da antena do receptor.
Presentemente há dois sistemas operacionais: o GPS (Global Positioning System) pertencente ao sector militar dos Estados Unidos, completo e totalmente operacional e o GLONASS (GLObaluaya NAvigatsionnaya Sputnikovaya Sistema) sistema militar de Federação Russa, incompleto. A importância científica e tecnológica destes sistemas, associada ao facto de serem ambos sistemas militares, levou a União Europeia a desenvolver um GNSS civil, o GALILEO. Os primeiros satélites desta nova constelação serão lançados em 2005 e o sistema ficará operacional em 2008. Na tentativa de minimizar alguns problemas que surgem, à comunidade civil, na utilização do GPS e do GLONASS, a União Europeia aproveitou o sistema de satélites geoestacionários INMARSAT, para desenvolver o sistema EGNOS (European Geostationary Navigation Overlay System), já em fase de teste, com o objectivo de complementar a informação vinda do GPS e do GLONASS.
O Posicionamento e Navegação por Satélite é o domínio do desenvolvimento científico que:
Estuda os diferentes métodos de aquisição dos dados de observação, resultantes da recepção dos sinais emitidos pelos satélites dos Sistemas Globais de Posicionamento e de Navegação.
Desenvolve modelos matemáticos, para os diferentes tipos de observações realizadas, que permitem formar sistemas de equações de observação.
Processa os dados recorrendo a ferramentas matemáticas que conduzem a soluções de posicionamento e de navegação compatíveis com a exactidão requerida por diferentes aplicações, em diferentes domínios.
Posicionamento e Navegação por Satélite na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Licenciatura em Engenharia Geográfica
A disciplina de Posicionamento e Navegação por Satélite, inserida no 5º ano do plano de estudos da licenciatura em Engenharia Geográfica, tem como objectivo abordar, em toda a sua extensão, os diferentes aspectos do desenvolvimento e da aplicação dos modernos Sistemas Globais de Posicionamento e Navegação por Satélite. Nas aulas teóricas são estudados os métodos de aquisição, tratamento e processamento dos dados de observação, obtidos com receptores dos Sistemas Globais de Posicionamento e Navegação por satélite.Para as aulas práticas, o Departamento dispõe de diferentes tipos de receptores.
Receptores de uma só frequência:
Trimble Geo ll
Trimble Geo 3 com saída NMEA
Trimble PRO-XR com entrada RTCM e saída NMEA.
Receptores GPS de duas frequências:
SOKKIA RADIAN – sistema RTK.
Receptores mistos GPS/GLONASS:
Ashtech GG24 – dois receptores para realização de trabalhos em modo DGPS e DGLONASS.
As observações, realizadas em modo estático ou em modo cinemático, são processadas com programas, específicos, instalados nos computadores do Laboratório de Engenharia Geográfica:
TRIMBLE PATHFINDER OFFICE
TRIMBLE GEOMATIC OFFICE
SOKKIA PROLINK
SPECTRUM SURVEY
As soluções encontradas são comparadas com as soluções obtidas em tempo real com recurso ao RTCM ou ao RTK. Alguns resultados são exportados para programas de tratamento de Cartografia Digital como o AUTOCADMAP e o ARCVIEW, também instalados em computadores do Laboratório.
A colocação desta disciplina no 5º ano da Licenciatura resulta da necessidade dos alunos já possuírem formação em Análise Numérica, Linguagens de Programação, Probabilidades e Estatística, Mecânica Racional, Astronomia Geodésica, Análise e Tratamento Digital do Sinal, Sistemas de Referência, Geodesia, Cartografia e Dinâmica Espacial.