O Corpo de Guardas Municipais Permanentes foi criado na Província de São Paulo, no dia 13 de dezembro de 1831, por Lei da Assembleia Provincial, proposta pelo Presidente da Província, Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar. Sabe-se, também, que referido Corpo de Guardas Municipais Permanentes ficou conhecido como os “cento e trinta de trinta e um”. (CARVALHO, Cláudio Frederico de. A Evolução da Segurança Pública Municipal no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2017).

Respostas

respondido por: polianafferreira
0

C Porque referido Corpo de Guardas Municipais Permanentes era composto por (100) cem praças a pé e por (30) trinta praças a cavalo, sendo criado em 1831.

Você esqueceu de colocar o restante da questão:

"Com base no texto acima e nos estudos feitos na disciplina de Segurança Pública Municipal, assinale a alternativa que aponta corretamente o motivo deste Corpo de Guardas Municipais Permanentes ser conhecido como os “cento e trinta de trinta e um”:

A Porque o referido Corpo de Guardas Municipais Permanentes era composto de trinta e um praças, porém outros cento e trinta colonos juntaram-se a ele.

B Porque o referido Corpo de Guardas Municipais Permanentes era composto de (31) trinta e um praças os quais também faziam parte de (130) cento e trinta cavaleiros.

C Porque referido Corpo de Guardas Municipais Permanentes era composto por (100) cem praças a pé e por (30) trinta praças a cavalo, sendo criado em 1831.

D Porque referido Corpo de Guardas Municipais Permanentes era composto por (130) cento e trinta mosqueteiros onde (31) trinta e um eram praças.

E Porque referido Corpo de Guardas Municipais Permanentes era composto de (31) trinta e um praças, porém outros (130) cento e trinta escravos alforriados juntaram-se a ele."

Explicação: No dia 15 de dezembro do ano de 1831 foi criado em São Paulo o Corpo de Guardas Municipais Permanentes (através de lei da Assembleia Provincial -  que atendia ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó), esse corpo era composto por 130 pessoas, sendo que 100 (cem) praças estavam a pé e 30 (trinta) praças estavam a cavalo.

Então:

“cento e trinta de trinta e um”:

cento e trinta: quantidade de parças

trinta e um: ano de criação ( 1831 ).

Bons estudos!

Perguntas similares