Respostas
Um pequeno deslize pode custar o título. O trabalho de um ano inteiro desenvolvido pela escola e sua comunidade não precisa apenas levantar o público e agitar os desfiles. É preciso também agradar aos 40 jurados, que devem estar atentos a todas as requisições necessárias, tirando ou dando pontos extras de acordo com o que a agremiação apresenta na Avenida.
Cada um dos dez quesitos (enredo, conjunto, alegorias e adereços, comissão de frente, samba-enredo, evolução, harmonia, bateria, mestre-sala e porta-bandeira e fantasias) terá quatro julgadores, sendo descartada a nota menor. Segundo a Liesa, as notas dadas vão de 9 a 10, com variação de décimos.
Os julgadores ficarão distribuídos na Marquês de Sapucaí em cabines, sendo que é obrigatória sua presença dentro delas durante todo o tempo de apresentação de cada agremiação. Dessa maneira, durante os desfiles, eles não deverão permanecer nas áreas destinadas aos acompanhantes e nem em quaisquer outros locais que não as suas respectivas cabines.