Após assistir ao filme, "O óleo de Lorenzo", escreva uma resenha crítica do filme relacionando-o com os paradigmas científicos de Karl Popper.
Respostas
No filme "O óleo de Lorenzo", um menino de apenas cinco anos apresenta uma doença rara e incurável, a Adrenoleucodistrofia (ALD), o acúmulo de ácidos graxos saturados e de acordo com os médicos, o garoto não viveria mais de três anos.
A medicina tradicional, não oferecia tratamentos para a cura, pois para os médicos era uma doença nova e desconhecida, e o tratamento sugerido pelos médicos, através de uma dieta rigorosa no controle dos ácidos graxos, mostrou-se ineficaz.
Porém, os pais descobriram que quando o organismo não recebe ácido graxo dos alimentos, ele passa a produz sozinho, resolveram manipular um óleo, baseado no óleo de oliva, que não fosse prejudicial ao ser humano, e enganasse o organismo, para que este não produzisse os ácidos graxos.
Esse óleo não era a cura, mais controlava os efeitos da doença, e através desse tratamento, o menino conseguiu melhoras significativas.
Os pais de Lorenzo iniciaram os seus estudos pela necessidade própria de achar soluções para o seu problema, a cura da ALD, pois toda pesquisa tem uma intencionalidade, que é a de elaborar conhecimentos que possibilitem compreender e transformar a realidade.
A pesquisa do casal foi realizada com base em material científico já elaborado como livros, artigos científicos e publicações periódicas com método de abordagem dedutivo, que parte de teorias e leis mais gerais para a ocorrência de fenômenos particulares.
Relaciona-se com os paradigmas científicos de Karl Popper, por ser uma Investigação de determinado assunto não só em profundidade, mas em todos os seus ângulos e aspectos, dependendo dos fins a que se destina.
Karl Popper elaborou o princípio da falseabilidade: em vez de verificar experiências empíricas que possam confirmar uma teoria, o cientista deveria buscar fatos particulares que pudessem refutar uma hipótese.
Bons estudos!