A avaliação da pessoa idosa nos serviços de Atenção Básica tem por objetivo avaliação global com ênfase na funcionalidade. Muitas vezes, o declínio funcional pode ser sugestivo da presença de doenças ou alterações ainda não diagnosticadas.
Considerando a avaliação do idoso, avalie as afirmativas a seguir:
I - A avaliação global da pessoa idosa direciona a atenção para o idoso ou a idosa, com problemas complexos, de forma mais ampla, dando uma ênfase maior ao seu estado funcional e à sua qualidade de vida.
II - A avaliação pode ser desenvolvida em conjunto com outros profissionais, ou pode ser realizada apenas pela fisioterapia, porém o objetivo maior é quantificar as capacidades e os problemas psicossociais e funcionais do idoso de forma a estabelecer um planejamento terapêutico a longo prazo e o gerenciamento de recursos necessários.
III - O conceito de “doença única”, onde um único problema pode explicar todos os sinais e sintomas, não ocorre no idoso como ocorre nas pessoas mais jovens, ou seja, ao idoso não se aplica.
IV - Os idosos costumam apresentar uma somatória de sinais e sintomas, resultado de várias doenças concomitantes, onde a insuficiência de um sistema acaba por levar à insuficiência de outro, o que costuma ser denominado de “efeito cascata”.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, III e IV, apenas.
b.
I e III, apenas.
c.
II e III, apenas.
d.
I, II e III, apenas. Incorreto
e.
I, II, III e IV
Respostas
e.
I, II, III e IV. Correto
Sobre a avaliação da pessoa idosa, é correto afirmar que a avaliação global da pessoa idosa direciona a atenção para o idoso ou a idosa, com problemas complexos, de forma mais ampla; a avaliação pode ser desenvolvida em conjunto com outros profissionais; o conceito de “doença única” ao idoso não se aplica; e os idosos costumam apresentar uma somatória de sinais e sintomas (letra E).
Atendimento aos idosos
Os idosos consistem em uma importante parcela da população que necessita de cuidados direcionados e amplificados. Nesses casos, é comum o aparecimento de doenças que acometem mais de um sistema concomitantemente.
Logo, é preferível que haja o acompanhamento multiprofissional, com o objetivo de construir um planejamento terapêutico a longo prazo. É fundamental que o estado funcional e a qualidade de vida sejam prioridades no tratamento.
Outra questão sobre idosos:
https://brainly.com.br/tarefa/53185710
#SPJ2