• Matéria: História
  • Autor: sabrinnamgaldino
  • Perguntado 7 anos atrás

Texto I

Demócrito julga que a natureza das coisas eternas são pequenas substâncias infinitas em grande quantidade. Para estas, admite um lugar infinito em grandeza e chama o lugar de vazio, nada, infinito, e cada uma das substâncias de algo, sólido, ser. E julga que as substâncias são tão pequenas que fogem às nossas percepções e lhes são inerentes formas de toda espécie, figuras de toda espécie, e diferenças em grandeza. E estas se agitam e são arrebatadas no vazio por causa da semelhança e diferenças; e, arrebatadas, tombam-se e se enlaçam num entrelaçamento tal que faz com que elas se toquem e estejam próximas umas das outras.

DEMÓCRITO. Doxografia. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973 (adaptado).

Texto II

Os átomos têm uma inconcebível variedade de formas. Para cada forma são absolutamente infinitos os semelhantes, ao passo que as variedades não são absolutamente infinitas, mas simplesmente inconcebíveis. Alguns átomos afastam-se entre si a uma grande distância, outros detêm o seu impulso, quando ao se desviarem, se entrelaçam com outros ou se encontram envolvidos por átomos enlaçados ao seu redor. Isto produz a natureza do vazio, que separa cada um deles dos outros, por não ter capacidade de oferecer resistência. Então, a solidez própria dos átomos, por causa do choque, lança-os para trás, até que o entrelaçamento não anule os efeitos do choque.

Ao falarem das partículas atômicas do mundo, os pensadores dos textos diferem acerca de seu número de
a) colisões acidentais.b) partes constituintes.c) movimentos realizados.d) configurações possíveis.e) propriedades essenciais.

Respostas

respondido por: makmorales
6

Ambos os textos ao abordarem os átomos mantém suas características essenciais muito semelhantes, a exemplo da quantidade e possibilidades infinitas; mas diferem na forma como esses átomos são configurados.

A semelhança se dá nos seguintes trechos "átomos têm uma inconcebível variedade de formas" e "são pequenas substâncias infinitas", ou seja, diz que ambos são infinitos.

Letra D.

Abraços!

Perguntas similares
9 anos atrás