• Matéria: Pedagogia
  • Autor: carladgo
  • Perguntado 7 anos atrás

A Lei nº 8069/90, que instituiu o ECA, possui como um dos seus marcos mais importantes o deslocamento de uma compreensão focada na criança em situação irregular, ou seja, criança como objeto de intervenção do Estado, para a criança enquanto sujeito de direitos (onde lê-se criança, leia-se, também, adolescentes). Esta é uma das principais razões pelas quais o termo ‘menor’ deve ser banido de nosso vocabulário, pois nos remete à compreensão pejorativa e violadora de princípios humanos universais, presentes nos Códigos de Menores. De acordo com o exposto, assinale a alternativa correta.

Respostas

respondido por: alebasi91
37

A mudança de nomenclatura não é uma questão semântica, e sim de reconhecimento da infância e da adolescência como etapas do desenvolvimento humano e social.

respondido por: vanessafonntoura
7

Sobre a mudança do termo "menor" podemos afirmar que essa mudança decorre de uma questão do reconhecimento dessa etapa de formação como algo inerente ao desenvolvimento humano e social.

A adolescência é uma etapa de amadurecimento onde se começa a criar uma ponte para a vida adulta. Os Atos infracionais podem ser abordados pelo ECA de uma maneira mais cuidadosa ao reavaliar esse termo.

Sabe-se que a mudança no termo abre certos caminhos de intervenção, mas não reduzem a gravidade total dos atos infracionais. É uma forma de criar condições com caminhos que irão contemplar questões de reparação de dano, advertência, prestação de serviços e etc.

É um novo olhar sobre um deslocamento de compreensão sobre a criança ou adolescente em situação regular.

Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/29942532

Espero ter ajudado.

Anexos:
Perguntas similares