• Matéria: Filosofia
  • Autor: Jp7778876
  • Perguntado 7 anos atrás

Conforme livro da disciplina de Sociologia, Filosofia e Ética, Capítulo II, o sociólogo Max Weber desenvolve seus estudos, afirmando que a sociedade deve ser analisada a partir do indivíduo e de sua ação social.

Com base nesse contexto, explique, com as suas palavras, o que significa ação social? Como é o ambiente de uma empresa, por exemplo, em relação a organização do trabalho? Quais os 4 tipos de ação social que ele identifica?



QUESTÃO B:

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM: COGNETIVO: COMPREENSÃO E APLICAÇÃO

Segundo a reportagem da Revista Exame, com o título “Ideias liberais estão em alta no Brasil — o que isso muda? [...] historicamente, os brasileiros nunca se encantaram com o liberalismo e sempre encontraram no Estado um esteio para suas necessidades e ansiedades. “O Brasil teve três fontes de pensamento que concorreram com o liberalismo no século 20: o patrimonialismo, de herança ibérica, o fascismo, que criou uma presença muito maior do que as pessoas imaginam, e o comunismo, que cresceu após a Segunda Guerra Mundial associado ao nacionalismo e ao desenvolvimentismo”, afirma o cientista político Bolívar Lamounier. “Nos três casos, houve um endeusamento do Estado.”

Respostas

respondido por: vchinchilla22
19

O que significa ação social?

A ação social, é todo comportamento humano que é realizado cumprindo as expectativas dos outros, ou respondendo a conduta de terceiros.

O sociólogo Max Weber a define como as ações sociais, como comportamentos humanos intencionais (também tolerâncias ou omissões), com significado orientado por e para os outros.

Segundo Max Weber, existem quatro modelos ideais de ação social que surgem de forma progressiva, devido à crescente complexidade racional, e eles são:

1. Ação social baseada em costume ou tradição

2. Ação social determinada pelas emoções

3. A ação social racional, com valores morais.

4. Ações sociais que buscam um propósito racional.

Perguntas similares