Respostas
É o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011. A raiz dos protestos é o agravamento da situação dos países, provocado pela crise econômica e pela falta de democracia.16 de mai de 2017
O que foi a a Primavera Árabe? foi um período de grandes turbulência política, com protestos constantes em nome da democratização, em diversos países do Oriente Médio e da África do Norte, países de maioria islâmica e que, historicamente, não tinham forte tradição democrática.
Primavera Árabe:
A Primavera Árabe em resumo: uma série de protestos populares, convocados pelas redes sociais, contra os governos ditatoriais ou excessivamente repressivos na Síria, Egito, Líbia, Tunísia, Argélia, Tunísia e outros países da região. Foi a causa direta da queda do governo de Hosni Mubarak no Egito e das guerras civis na Líbia e na Síria.
Tunísia:
Na Tunísia os protestos começaram em 18 de Dezembro de 2010, tiveram forte participação popular e apoio dos militares. Foi relativamente pacífica, com a derrubada do governo do país em 14 de Janeiro de 2011 (portanto, menos de um mês depois do início dos protestos) e como estabelecimento de um sistema democrático no país. Foi o mais bem-sucedido dos protestos do período.
Líbia:
Na Líbia começou em 17 de Fevereiro de 2011 e acabou em 23 de Agosto de 2011. Houve resistência violenta por parte das forças militares leais ao governo de Muammar Gadaffi aos manifestantes e o número exato de mortos no conflito é incerto. Deu início a uma situação de guerra civil no interior do país, que continua até os dias atuais, e teve como principal consequência a execução de Gadaffi.
Egito:
No Egito os protestos duram de 25 de Janeiro de 2011 e não tiveram um fim definido. Teve como principal consequência a derrubada do governo de Mubarak, mas ao invés do estabelecimento de uma democracia viu o estabelecimento de duas ditaduras. A situação política do país continua, até os dias de hoje, politicamente instável.
Argélia:
Os protestos começaram em 29 de Dezembro de 2010 e foram moderados. Não retiraram o presidente do poder ou conquistaram mudanças políticas significativas, mas forçaram o presidente do país, Bouteflika, a realizar reformas políticas moderadas.
Um resumo sobre a Primavera Árabe em:
https://brainly.com.br/tarefa/17970882