• Matéria: ENEM
  • Autor: beatrizdeco4622
  • Perguntado 7 anos atrás

até o momento, foi discutido a respeito das células hela. reflita sobre a ética, imprescindível em todas as áreas inclusive na ciência, e manifeste sua opinião quanto ao procedimento utilizado pelo cientista na coleta das células de henrietta. após, selecione alguns posts e discuta levando em consideração os diferentes pontos de vista.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
7

Em se tratando das células de Henrietta, observa-se que o procedimento foi tido como incorreto antiético, visto que não se obteve o consentimento do doador, embora tenha sido um grande avanço para o conhecimento científico em relação as células de linhagem humana.

Todavia, permitiu a expansão do caminho para a Bioética, que repercute até os dias de hoje, nos mais diversos experimentos que são realizados com cobaias humanas, de forma que haja um maior esclarecimento sobre todas as práticas a serem conduzidas.

respondido por: Maciel2323
1

Resposta:

Bom em janeiro de 1931 ​Henrietta Sacks  descobriu um tumor maligno no útero, como naquela época não haviam  tratamentos eficientes para a doença e os hospitais diferenciavam as alas para atendimento a brancos e negros. Ela recebeu tratamento médico, mas pouco tempo depois faleceu em decorrência da doença.

   Como naquela época pacientes não precisavam consentir e nem ser informados de tecidos sem identificação que eram retirados do seu corpo então, Henrietta Sacks nunca soube que as células dela estava crescendo em laboratório. Embora tenha sido um grande avanço para o conhecimento científico em relação as células de linhagem humana permitiu a expansão do caminho para a Bioética, que repercute até os dias de hoje, nos mais diversos experimentos que são realizados com cobaias humanas, de forma que haja um maior esclarecimento sobre todas as práticas a serem conduzidas.

    Na época não precisava do consentimento do paciente, então pensando por esse lado, não foi um ato antiético. Mais na hoje já é considerado antiético.  

  Graças a atitude do pesquisador GEORGE GEY,  essas células foram usadas em uma serie de descobertas, com elas foram possível testar o efeito de toxinas, radiação e varias agressões em células humanas, ajudou a entender e combater o câncer, ajudou a desenvolver o tratamento contra herpes, gripe e entre outros. Temos que pensar que embora atitude dele naquela época que não era considerada, antiética mais hoje já é considerada antiética, essa atitude,  não pode mudar a vida de Henrietta Sacks mais hoje já consegue prevenir e salvar milhões de pessoas.  

 

Explicação:

Perguntas similares