Os seres vivos são compostos por biomoléculas que são classificadas como inorgânicas ou orgânicas. Das substâncias inorgânicas, a água é encontrada em maior quantidade e é considerada como solvente universal porque todos os demais componentes ficam dispersos na água no ambiente intracelular e no meio extracelular de organismos multicelulares. Algumas substâncias em solução (dissolvidas em água) podem dissociar, e os eletrólitos resultantes da dissociação podem alterar o valor do pH da solução. Sobre essas substâncias que alteram o pH das soluções, podemos afirmar que: A) Substâncias que aumentam a concentração de íons sódio livres são alcalinas.
B) Substâncias que reduzem a concentração de íons sódio livres são ácidas. C) Substâncias que reduzem a concentração de íons hidrogênio livres são alcalinas. D) Substâncias que aumentam a concentração de íons hidrogênio livres são alcalinas. E) Substâncias que reduzem a concentração de íons hidrogênio livres são ácidas.
Respostas
Resposta: alternativa C
Quanto mais H+ no meio, mais ácido será, portanto, seu pH vai ser menor. As substâncias que reduzem esses prótons vão ser as básicas ou alcalinas, aumentando o pH.
Acerca de substâncias que alteram o pH de soluções, é possível dizer que substâncias que reduzem a concentração de íons hidrogênio livres são alcalinas (letra C).
Substâncias ácidas e básicas
As soluções podem ser graduadas quanto ao seu pH, ou seja, quanto à acidez do meio, o que está diretamente relacionado com a quantidade de íons de hidrogênio da solução. Dessa forma, quanto mais hidrogênio, mais ácida a solução e menor seu pH.
Nesse sentido, as substâncias que reduzem a quantidade de íons H+, ou seja, reduzem a concentração desses íons, podem ser consideradas substâncias básicas ou alcalinas. Por outro lado, as substâncias ácidas são aquelas que liberam íons hidrogênio e, portanto, reduzem o Ph da solução.
Outra questão sobre pH:
https://brainly.com.br/tarefa/49926852
#SPJ2