“(...) confiando neste direito, e pela honra e defesa de sua Igreja, em nome de Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, pelo teu poder e autoridade, eu deponho o Rei Henrique, filho do Imperador Henrique, que se rebelou contra a tua Igreja com audácia inaudita, do governo sobre todo o reino da Alemanha e Itália, e desobrigo todos os homens cristãos da fidelidade que juraram ou possam jurar a ele, e proíbo qualquer um de servi-lo como rei. Assim fica demonstrado que aquele que ousa diminuir a glória de tua Igreja perde a glória que parece ter” (Gregório VII). O trecho de texto atribuído ao papa Gregório VII (editado em: PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guadalupe. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Unesp. 1999, P. 132), refere-se ao ato pelo qual esse papa depõe o rei Henrique IV, em 1076. Explique o poder da igreja medieval com base nesse episódio (usem o exemplo para falar do poder da igreja. Precisa necessariamente fazer referência ao episódio, relacionando-o com as nossas discussões sobre a Igreja medieval).
Respostas
respondido por:
1
Resumidamente: o poder da Igreja era tão grande na Europa Medieval, que até os reis se subordinavam a ela.
Explicação:
O poder da Igreja medieval era muito grande, pois a Igreja tinha muitas terras, influenciava na política e nas leis e ditava os padrões de comportamento. Também era única religião oficial, não permitindo a manifestação de outras nem posições contrárias aos dogmas católicos.
Por isso, quando o rei Henrique IV insistiu no direito de um príncipe secular presidir à investidura dos príncipes da Igreja, o papa Gregório VII acabou o excomungando da Igreja. Esse episódio, conhecido como "Controvérsia da Investidura" mostra que a Igreja chegava a ser mais poderosa que os próprios reis.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás