ME AJUDEM, PFV
Explique, com base nas normas cultas da língua portuguesa, a diferença entre expressões e/ou principais erros listados a seguir:
1. A cerca de/ Acerca de/ Cerca de/ Há cerca de
2. A fim/ Afim
3. A grosso modo/ grosso modo
4. A longo prazo/ em longo prazo14. Aonde/onde
5. Bastante/ bastantes
6. Consiste de/ consiste em
7. Continuidade/ continuação
8. Da onde/ de onde
9. Demais/ De mais
10. A menos de/ Há menos de
11. A nível de/ em nível
12. O quanto antes/ quanto antes
13. Onde/ em que
14. Por causa que/ porque/ por causa de
Respostas
- A cerca de representa "perto de", "próximo de". Acerca de representa "sobre", "a respeito de". Cerca de é o mesmo que a cerca de. E há cerca de representa "faz aproximadamente".
- A fim equivale a "para", "com intenção de". Afim equivale a afinidade, exemplo: "O espanhol é uma língua afim (semelhante) com o italiano".
- A forma correta de escrita é grosso modo, sem a preposição "a". Significa de modo impreciso, sem grande rigor, sendo sinônima de: aproximadamente etc.
- Não há forma correta, porém recomendam gramáticos de que use-se, independentemente da duração do prazo – curto, médio, longo –, "em longo prazo".
- Onde indica lugar físico ou um pronome relativo, exemplo: "Onde você mora?". Já aonde, é usado quando existe uma ideia de movimento e/ou destino, exemplo: "Aonde você vai?".
- Se “muito” sofrer variações, ele é adjetivo e concordará sempre com o substantivo devendo ser utilizada a forma “bastantes”. Se não sofrer variações ele é advérbio, portanto, invariável devendo permanecer na forma singular “bastante”.
- O verbo consistir significa "compor-se de" e, por causa de seu significado, muitos confundem a sua regência. Ao contrário de seu significado, o verbo requer um complemento regido da preposição "em", e não "de".
- Não sei responder sobre essa, mas acredito que o correto seja "de onde".
- De mais significa "a mais". É uma locução adverbial que exprime "quantidade". Demais pode ser um advérbio de intensidade com o sentido de "excessivamente", "demasiadamente", exemplo: "Você estudou demais hoje, descanse um pouco".
- Há menos de usa-se quando há ideia de passado, o tempo transcorrido. A menos de indica tempo futuro, quantidade ou distância.
- A expressão "a nível de" não é aceita pelos gramáticos, bem como a outra expressão “em nível de”. Na linguagem coloquial, essas construções têm significado aproximado de outras locuções, como “em âmbito”, “em termos de status”.
- A forma correta é "quanto antes", não "o quanto antes".
- Ambos estão corretos, a diferença está em referência a lugar. Onde é o pronome relativo que pode ser usado em expressões que indicam lugares, já o "em que" não pode ser usado nesses mesmos tipos de expressões.
- Têm a mesma função que é ligar duas orações que indicam causa.