A afirmação de que “a teoria da relatividade restrita é válida apenas para velocidades próximas à da luz” é verdadeira? Justifique sua resposta.
Respostas
Não. A afirmação é falsa. Embora os conceitos da teoria da relatividade restrita só tenham relevância em velocidades relativísticas (próximas à da luz), eles são validos também para pequenas velocidades, apesar de quase imperceptíveis.
A teoria da relatividade restrita diz que
- Todas as leis da natureza são as mesmas em todos os sistemas de referência inerciais
- A velocidade de propagação da luz no vácuo é constante em todos os sistemas de referência inerciais;
A consequência dessas constatações é que, a sob a perspectiva da relatividade restrita, o espaço e o tempo são relativos. Ademais, o tempo medido por observadores de um mesmo evento, mas que estão em movimento relativo entre si, é diferente. A justificativa disso é a ideia de dilatação do tempo e contração no espaço.
Quando os valores das velocidades envolvidas são próximos aos da velocidade da luz no vácuo, a dilatação temporal e a contração do espaço apresentam valores significativos e devem ser considerados. Um exemplo em que os conceitos da velocidade restrita são utilizados no dia a dia é no cálculo das coordenadas do GPS.