Respostas
Administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procurar satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde, etc. Em outras palavras, administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em administração direta e indireta.
Para você que busca sobre a administração pública em pdf,, confira um conteúdo completo:
Administração pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático
Administração Pública trata-se do conjunto de órgãos, agentes e serviços prestados pelo estado que visam atender às necessidades da população.
A Administração pública começou a mudar a partir de 1970, quando surgiu o movimento da Nova Gestão Pública, que difundiu-se no exterior e chegou também ao Brasil.
Durante muito tempo o Estado foi visto como um provedor, algo que tem mudado, gerando também a mudança de paradigmas.
O paradigma pós-burocrático colocou em voga o papel do estado brasileiro, que começa a dar indícios que deixará de ser um grande provedor e se tornará um regulador, mantendo-se, claro, os serviços essenciais garantidos na Constituição Federal.
Estratégia organizacional (planejamento estratégico)
Estratégia organizacional é a matéria que planeja e executa o plano de ação de uma organização, buscando atender aos objetivos e missões pré-estabelecidos.
A estratégia utiliza os recursos da organização, humanos e materiais, direcionando-os de forma coerente com o meio externo a fim de garantir o alcance dos resultados desejados.
A estratégia pressupõe dois elementos essenciais: objetivos coerentes e compreensão dos meios. Seus quatro passos são:
I- Posicionamento e propósito; II- Objetivos, metas e indicadores; III- Apresentação e compartilhamento; IV- Execução e acompanhamento.
Estrutura organizacional
Na Estrutura organizacional ainda permeia a hierarquização e o modelo departamental, a exemplo de um município, que possui suas secretarias, com cargos advindos de concurso público e um secretário nomeado pelo prefeito.
No topo da hierarquia da administração pública do poder executivo estão, normalmente, pessoas que ocupam cargos de confiança ou os representantes eleitos, tal como prefeitos, governadores e o próprio presidente da república.
Cultura organizacional e mudança no setor público
A administração pública brasileira é notoriamente conhecida por uma administração de viés patrimonialista, um modelo que adota o paternalismo e o nepotismo, além é claro, do empreguismo e da política dos “amigos”.
Nos últimos anos tem-se buscado mudar esses valores que permeiam a administração pública, visto que eles mancharam sua imagem e criaram um mar de brechas para a corrupção.
E toda mudança na cultura organizacional acaba por gerar resistência.
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público
A base acadêmica e literária para o surgimento de mudanças na liderança do setor público é a obra Reinventando o Governo, de David Osborne e Ted Gaebler, publicada em 1994.
O modelo de empreendedorismo governamental é voltado para o estabelecimento da política de cumprimento de objetivos e metas, o que permite mensurar o desempenho do setor público, de seus departamentos e funcionários.
Esse novo modelo traz consigo a exigência de novas lideranças no setor público, que precisam ser, acima de tudo, técnicas e competentes para administrar os bens públicos.
Ou seja, o modelo busca romper com as antigas práticas paternalistas e empreguistas.
Para mais, confira:
https://brainly.com.br/tarefa/15519447