Respostas
Os tratamentos termoquímicos se referem aos processos cujo objetivo é agregar uma propriedade específica ao material trabalhado ou alterar uma já existente por meio de adição de elementos na superfície do aço e pela consequente mudança de temperatura necessária para difusão de tais elementos.
Ao trabalhar o aço, temos como tratamentos termoquímicos usuais:
- Normalização;
- Recozimento;
- Têmpera;
- Revenido;
- Colascimento;
- Tratamentos isotérmicos.
Recozimento
O recozimento, por exemplo, é um tipo de tratamento que tem como exemplos de objetivos, diminuir a dureza do aço e eliminar efeitos de outros tratamentos térmicos pelos quais o aço possa ter passado. O recozimento inclui o tratamento de recozimento total ou pleno, recozimento cíclico, recozimento para alívio de tensões e o recozimento em caixa.
Normalização
A normalização, no entanto, se trata de uma técnica em que a temperatura do aço é elevada a graus críticos, sendo o material imediatamente resfriado no ar. O principal objetivo da normalização é refinar a granulação do aço.
Fatores de influência
É importante ressaltar que existem fatores que influenciam diretamente no tratamento termoquímico, como o aquecimento e o tempo em que o material permanece aquecido ou sendo resfriado. Existe ainda a influência da atmosfera do local em que a operação ocorre.